A polêmica no Egito por série da Netflix que retrata Cleópatra negra 您所在的位置:网站首页 AS10851 A polêmica no Egito por série da Netflix que retrata Cleópatra negra

A polêmica no Egito por série da Netflix que retrata Cleópatra negra

#A polêmica no Egito por série da Netflix que retrata Cleópatra negra| 来源: 网络整理| 查看: 265

A polêmica no Egito por série da Netflix que retrata Cleópatra negraFoto promocional da Netflix mostrando a atriz britânica Adele James como Cleópatra

Crédito, Netflix

Legenda da foto,

A atriz britânica Adele James interpreta a governante egípcia em Rainha Cleópatra

Article informationAuthor, David GrittenRole, BBC News20 abril 2023

Uma série de drama documental da Netflix que retrata a rainha Cleópatra 7ª como uma negra africana gerou polêmica no Egito.

Um advogado entrou com um processo acusando Rainha Cleópatra de violar as leis de mídia e tentar "apagar a identidade egípcia".

Um renomado arqueólogo insistiu que Cleópatra tinha "pele clara, não negra".

Mas o produtor da série afirmou que "sua ascendência é altamente debatida", e a atriz que a interpreta mandou um recado aos críticos: "Se você não gosta do elenco, não assista à série".

Adele James disse isso em um post no Twitter que reproduzia imagens de capturas de tela de comentários abusivos que incluíam insultos racistas.

Cleópatra: a história de uma das rainhas mais poderosas de todos os tempos20 agosto 2022Como a filha de Cleópatra transformou sua trágica herança num reinado triunfante29 janeiro 2023Como possível descoberta do túmulo de Cleópatra pode reescrever a história24 novembro 2022

Cleópatra nasceu na cidade egípcia de Alexandria em 69 a.C. e se tornou a última rainha de uma dinastia de língua grega fundada por Ptolomeu, general macedônio de Alexandre, o Grande.

Ela sucedeu seu pai Ptolomeu 12 em 51 a.C. e governou até sua morte em 30 a.C. Depois disso, o Egito caiu sob domínio romano.

A identidade da mãe de Cleópatra é desconhecida, e os historiadores dizem que é possível que ela, ou qualquer outra ancestral feminina, fosse uma indígena egípcia ou de outra parte da África.

O site parceiro da Netflix, Tudum, afirmou em fevereiro que a decisão de escalar a atriz britânica Adele James como Cleópatra para sua nova série documental era"uma referência ao debate de séculos sobre a raça da governante".

Jada Pinkett Smith, a atriz americana que foi produtora executiva e narradora da série, foi citada dizendo: "Não costumamos ver ou ouvir histórias sobre rainhas negras, e isso foi muito importante para mim, assim como para minha filha, e para minha comunidade poder conhecer essas histórias porque há um monte delas!"

Mas quando o trailer da série foi lançado na semana passada, muitos egípcios condenaram a representação de Cleópatra.

Zahi Hawass, um proeminente egiptólogo e ex-ministro das Antiguidades, disse ao jornal al-Masry al-Youm: "Isso é completamente falso. Cleópatra era grega, o que significa que ela tinha pele clara, não negra."

Hawass afirmou que os únicos governantes do Egito conhecidos como negros foram os reis kushitas da 25ª Dinastia (747-656 a.C.).

"A Netflix está tentando provocar confusão, espalhando fatos falsos e enganosos de que a origem da civilização egípcia é negra", ele acrescentou, pedindo aos egípcios que se posicionem contra a empresa de streaming.

No domingo, o advogado Mahmoud al-Semary entrou com um processo no Ministério Público exigindo que sejam tomadas "as medidas legais necessárias" e que seja bloqueado o acesso aos serviços da Netflix no Egito.

Ele alegou que a série incluía material e conteúdo visual que violavam as leis de mídia do Egito e acusou a Netflix de tentar "promover o pensamento afrocêntrico ... que inclui slogans e textos destinados a distorcer e apagar a identidade egípcia".

Três anos atrás, os planos para um filme sobre Cleópatra estrelado pela atriz israelense Gal Gadot desencadearam um acalorado debate nas redes sociais, com algumas pessoas insistindo que o papel deveria ir para uma atriz árabe ou africana.

Gadot defendeu depois a escolha do elenco, dizendo: "Estávamos procurando uma atriz macedônia que pudesse ser Cleópatra. Não encontramos, e eu era muito apaixonada por Cleópatra."



【本文地址】

公司简介

联系我们

今日新闻

    推荐新闻

    专题文章
      CopyRight 2018-2019 实验室设备网 版权所有